quinta-feira, 9 de abril de 2009

Terremoto em Itália!

Essa é pra acalmar os amigos. Fiquem tranqüilos: o terremoto não chegou aqui em Milano!
Mesmo assim, agradeço pela preocupação de todos que me escreveram.

A repercussão é enorme, na televisão a notícia é freqüente e a controvérsia se faz sobre a capacidade de previsão dos tremores. Os cientistas dizem que não é possível, os jornalistas reclamam, o governo diz que vai resolver tudo... No meio disso tudo, muita gente sem casa e sem família e a grande perda de todo um acervo artístico.

Bem, agora as boas novidades! Semana passada, conheci Carolina, amiga de Silvia. Cheguei a Desses contatos por meio de Mauro, que é Designer formado pela Escola de Belas Artes. Carolina é de São Paulo, mas mora aqui faz tempo. Trabalha com publicidade numa agência e tem um belo trabalho autoral com fotografia. Ela me levou num lugar chamado Casa Morigi, onde ela pratica capoeira com um grupo liderado pelo mestre Lagartixa, um pernambucano de Olinda . É o que se costuma chamar por aqui de "casa occupata". Um lugar que estava abandonado e que algumas pessoas começam a utilizar. Depois de um tempo de ocupação, de acordo com certas leis, o governo lhes concede alguns direitos e eles passam a pagar luz, água... Menos aluguel! Geralmente os moradores são artistas e a movimentação cultural é intensa.

Carolina teve a idéia de fazermos, na Casa Morigi (http://www.casamorigi.org/casa ), uma coletiva com os nossos trabalhos e de mais outra artista brasileira que ainda não conheço. Essa idéia avoluiu e estamos planejando uma serata brasiliana, uma noite de cultura brasileira, de preferência na época junina. Forró, bandeirola, fogueira, capoeira e, claro, uma mostra de artistas brasileiros! Para tanto é necessário que façamos um projeto para ser lido e aprovado por todos os moradores. Não é tão simples assim, o negócio lá é bem organizado!
Na noite em que Carolina tirou as fotos que apresento nessa atualização, acontecia um evento bem diverso. Tinha teatro, mostra, vídeo, instalação, música da Europa oriental (há um professor de sanfona nessa casa!) e muita gente. Estou animado, será uma grande experiência!

Cartaz do grupo de capoeira de Lagartixa.


Interior da Casa Morigi.

Espaço para exposição na Casa Morigi.

Tocador de "pé-de-bode" na Casa Morigi!

Alunos do professor de sanfona da Casa Morigi.

Professor de sanfona. O cabra é bom!

Porco assado na oficina de instrumentos da Casa Morigi.

6 comentários:

  1. A melhor parte deste dia foi o porco assado né zé?? kkkkkk
    td de bom e vê se descobre algo de dança pra mim tá bom..
    abraço
    mary

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé,
    que bom que as coisas andam bem por aí,
    estava dando uma geral no seu blog e vi que vc tá passando um certo sufoco em relação aos preços dos materiais de arte por aí. O melhor a fazer é não abrir não do seu almoço em troca que uma caixa de carvão, se não tiver dinheiro usa o lixo, deve ter lixos incríveis aí em Milão.... Aproveita muito essa sua estadia,
    boa sorte!
    bjos
    ju russo

    ResponderExcluir
  3. Ah, sem querer ser chata tem um errinho de português aonde vc escreveu "Apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no bando" acho que vc quis dizer banco, né.........
    bjo
    ju

    ResponderExcluir
  4. Olá, como os italianos recebem a arte brasileira?
    Sou artista plástica, no momento pintando fauna e flora do Panantal mato-grossense.
    E sou autora de um livro infantil "O galo que pingava ouro"

    ResponderExcluir
  5. http://www.quebarato.com.br/musicafolcloricabrasileira/anuncios

    ResponderExcluir