quinta-feira, 26 de março de 2009

segunda semana em Milano

Essa é minha segunda semana em Milano. Enfim, tudo está se arranjando. Professor D’avossa me alugou um ótimo lugar para morar. É um grande Studio, um quarto muito grande, com banheiro, cozinha e muito espaço para produzir. É uma espécie de porão, sob a casa de uma senhora francesa, que também é artista. Chama-se senhora Patrícia. É muito simpática, prestativa e trabalha com grandes totens de madeira. É envolvida em estudos sobre o xamanismo, dispõe diversos símbolos nas paredes da casa para equilibrar o ambiente.
A senhora Patrícia tem uma faxineira semanal, uma chilena chamada Regina. Foi quem me mostrou onde comprar comida barata, numa rua aqui perto, a Via Farinni. Quarta-feira e sábado tem uma feirinha aqui perto, onde posso comprar frutas e verduras mais baratas.
Comecei a freqüentar algumas aulas. Aprecio sobretudo a aula do professor Marroco, de pintura. Não é técnica, não. Os alunos trazem seus projetos e o professor discute os acertos, os erros, os caminhos. Ele é muito simpático, um coroa charmoso que adora fazer “piadinhas” sobre as alunas bonitas! Acho que me identifiquei!!!
Ainda não pus a mão na massa. Não encontrai um bom lugar pra comprar material barato. Preciso do Taboão! Mas é um problema que está perto de se resolver. Conheci Silvia, um contato que, creio eu, foi feito através de Silvana, amiga de salvador. Pois bem, Silvia é uma estudante italiana que está concluindo seus estudos em Brera. Ela foi muito gentil, atenciosa. Tomamos umas “birras”, conversamos muito. Já esteve em salvador, conhece a EBA e até nosso amigo Marcelo Rasta! Ela se prontificou a me levar numa rua onde posso encontrar lona, tinta e plástico mais baratos.
Comecei a fazer alguns amigos. Estou me virando com meu italiano torto! Eles conseguem me entender!
No mais, conhecendo a cidade e percebendo que meu deslumbramento inicial está se esvaindo. Aqui também tem muito problema. O atual governo é detestado por todos. A educação é uma das piores da Europa. Mesmo Brera tem muitas falhas. Um aluno espanhol me falou que achou Brera, em comparação com sua academia na Espanha, um caos!
Por enquanto é tudo. Em breve envio mais notícias. Grande abraço a todos!

8 comentários:

  1. grande Zé de Rocha....fico feliz meu caro por teres esta oportuniadade. Este repertório irá levar pro resto da vida. Fica bem e aproveita aí...

    Abraço...Filipe Cartaxo

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé! Nada como estar na Europa para ver exposições!!! Tenho certeza de que esta experiência irá enriquecer seu trabalho, assim como sua vida!
    Um abraço e aproveite!
    Charly

    ResponderExcluir
  3. Olá Zé,aproveita tudo com os olhos bem abertos e com uma percepção despretenciosa.E cria muito, enriquecendo teu repertório com tudo que vc experimentar.
    Sucesso sempre!!!!
    Bjos!!!
    Jô Felix

    ResponderExcluir
  4. Oi Zé,
    Parabéns pelo prêmio e pela viagem!
    Espero que vc aproveite ao máximo, pois a forma com que a produção artistica se dá na Europa é mto enriquecedora, as oportunidades de contato com artistas e todas as formas de arte são fantásticas!
    A itália, tem tanta arte, até atrás das portas de museus e igrejas vc encontra os grandes mestres, é inacreditável! Milano tem problemas, todos os lugares os tem... ser imigrante não é fácil, mas é rico e é maravilhoso!
    Te desejo tudo de bom!
    E se der para aparecer em Amsterdam, me procure.
    Gde Bjo!
    Neyde

    ResponderExcluir
  5. Grande Zé, nas horas vagas não da pra fazer um forrozinho pra esquentar a galera???
    Mas acho que não deu pra levar a sanfona !!!

    Qualquer coisa comece a fabricar a TEZUDINHA pra vender aí, deve da um bom dinheiro !!!

    Sucesso ZÈ !!! Vc merece !!! Tenho orgulho de ser seu amigo !!! Um beijo na bunda !!!

    ResponderExcluir
  6. oi ze, aqui eh bartira, filha de graca sena!parabens pela bolsa e que voce tenha uma otima jornada, regada a limoncello, azeite e tintas por ai!

    um abraco e se passar por londres, de um sinal!

    barti

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maninho!
    Super feliz com vc!
    Sucesso cada dia mais e aproveite tuuuuuuuuuudo, da burocracia às grandes obras de arte.
    Bjão, Cáu

    ResponderExcluir
  8. Grande Zé,

    Aproveita bem aí, que estamos aqui torcendo por vc!!!

    Um abraço

    Vinícius S.A.

    ResponderExcluir