sábado, 21 de março de 2009

Primeiras Impressões

Essa primeira semana tá sendo um misto de emoções. Muita novidade, expectativa e deslumbramento. Aqui é tudo grande!!!! Lá ele! mas é verdade! Toda rua tem um monumento, tudo é antigo, tudo é arrumadinho... pelo menos onde eu tenho andado. É que também aconteceram muitos imprevistos. Por exemplo, a casa onde eu iria me hospedar foi ocupada. Não sei o que houve, mas o prof° D'avossa, que está sendo meu tutor aqui, se atrapalhou e perdeu a vaga. De ultima hora fui realojado num quarto de hotel num lugar chamado Porta Romana. É praticamente no centro da cidade, onde tudo é mais caro. Além disso, no quarto não tem frigobar e eu não posso nem armazenar alguma comida, tenho que comer na rua. Achei alguns lugares um pouco mais baratos: pizza, panino, PF indiano!

E ainda tem a tal da burocracia. Ainda não consegui dar entrada no tal Permesso de Soggiorno, obrigação de todo imigrante. Como não entendo nem italiano e muito menos inglês, fica tudo mais difícil. Peguei una fila enorme, às 6:00 da manhã, cheia de imigrantes de toda parte, africanos, sul-americanos, indianos, gente da europa oriental. Tudo isso pra, ao ser atendido, o guarda me dizer que meu caso era pra ser resolvido no correio. Fui ao correio e me deram uma papelada enooooooorme pra preencher. Como não entendo nada daquelas siglas todas, mandei o pepino pro pessoal da Dannemann no Brasil. Agora vou esperar.Mas não é so burocracia, não. Tenho andado pela cidade, entrado em museus. Conheci o Duomo, uma grande igreja gótica no centro historico de Milão. Fica em frente ao Teatro Scala. Ao lado tem o Palazzo Real, onde vi duas grandes exposições. A primeira sobre os futuristas italianos, a outra de Magritte. Nunca vi tanto quandro junto!!!! é tanta coisa, tudo tão bem montado, iluminação, controle de umidade. E é muito, muito grande. Cansei de tanto andar, percorrendo inúmeras salas, vendo vídeos, olhando de perto pra obras que so conhecia dos livros de história da arte. Magritte é fantastico. De perto da pra ver cada detalhe. E como ele era detalhista. Com 3 ou 4 cores o danado fazia cada efeito que só vendo de perto pra entender!

Dia desses entrei em contato com Vasny, amiga de Sálua, que é a idealizadora da Camerata Popular do Recôncavo, da qual faço parte. Nossa, como é gente fina. Se dispôs a me ajudar em qualquer coisa. Até me emprestou um casaco do filho dela. pois é, as roupas de frio brasileiras aqui não valem nada.Também fiz amizade com a camareira que limpa meu quarto. D. Frederica. Ela me disse que era profeesoora de banbini (crianças), mas a crise apertou e... gente muito fina e educadissima!

Hoje o prof. D'avossa me telefonou e disse que no próximo domingo vou me mudar. Acho que ele está um pouco envergonhado da trapalhada e tratou de arranjar logo um outro alojamento. espero que seja bom.

3 comentários:

  1. grande zé! muito bom seu blog. só achei ele hoje, mas vou ler sempre. continue postando suas peripécias pelo velho mundo! abração.

    ResponderExcluir
  2. Zé de Rocha

    Não é que o frio italiano seja mais frio,
    Que o frio brasileiro.
    Nem que os nossos suéteres,
    Costurados com a lã da nossa alegria,
    Não nos agasalhe como necessitamos.
    É que, na infinita solidão, que nos afasta de casa.
    Sentimos enfim a saudade,
    E só ela, a saudade do calor dos brasileiros.

    Um abraço, e boa estadia.

    Welington Sá

    ResponderExcluir
  3. Ei, acho que eu conheci esse Giba... não foi ele que fez um show, aqui em Salvador, em tributo a Carmen Miranda??

    Muito bom o seu blog, Zé! Lendo os seus textos, e vendo as suas imagens, me dá uma saudade da Europa... um dia eu volto! :)

    Abraços!

    Isadora

    ResponderExcluir