sábado, 30 de maio de 2009

Isso é um cachimbo!

Desde que fui à mostra de Magritte que penso em fazer algo referente a esse pintor. Fiquei muito impressionado com a qualidade de seu trabalho. Depois, assistindo às aulas do professor D'avossa sobre o capo lavoro (obra-prima) Ceci n'est pas une pipe, fiz uma relação com um aspecto social muito crítico no Brasil, que é o avanço do consumo de Crack. Lembrei da criatividade dos usuários dessa droga para confeccionar o "cachimbo" com diversos materiais, como uma latinha de cerveja. Aproveitei uma tinta que havia comprado aqui, uma recarga para caneta de grafiteiro, de marca italiana. Mas essa tinta não serviu para minha caneta, era muito flúida e acabou ficando sem uso. Bem, aí está meu "Isso é um Cachimbo!", inspirado em Magritte.

Isso É Um Cachimbo! ( inchiosto per marker su tela, 200x200 cm)

Quase terminando. Adoro meu novo chapéu!


Faltando a latinha.



Meio caminho e um gracejo!




Primeiros traços.





Preparando a tinta.


sexta-feira, 29 de maio de 2009

Risco concluido!

Terminei o Carrinho da série Risco que havia começado a fazer! Bem, não ficou como eu queria! Não achei o material que estou acostumado a usar e tive que improvisar. Também não consegui encontrar o lugar para onde levam os carros acidentados de Milano. Cadê o Detran? a Polícia Rodoviária de Simões Filho? Os motoristas bêbados da Paralela? Aqui, falta emoção no trânsito!



Risco (carboncino su tela, 300x200cm)
.
.
.
A mãe, o pai e o filhinho!


Trabalhando com Risco, literalmente!

Forró pra criançada!

Mais um trabalhinho musical e muita alegria! Dessa vez Kal me convidou pra participar de um progeto promovido por missionários católicos em escolas públicas. Fazer forró pra criançada! Não preciso nem contar que foi maravilhoso e muito divertido!





Atenção! Tio Kal e Tio José vão fazer um som pra vocês!







Quem cuchicha o rabo espicha!






A curiosidade matou o gato!

Se artes plásticas fosse como música...

Se eu fosse tão bom sanfoneiro como sou desenhando, acho que me daria bem em Milano! Pois é, a não ser nos espaços alternativos daqui, pra fazer alguma coisa boa relacionada a arte é necessário conhecer gente importante, bem relacionada, um crítico influente...
Com a música é só conhecer seus colegas pra rolar uma boa energia e simpatia. Daí, é só começar a trabalhar e ganhar uns trocadinhos.
Junho é mês de agenda cheia de acontecimentos musicais para mim!
Prestem atenção no flyer que Vanessa produziu para nosso novo grupo, o KaRoZé!


Flyer do KaRoZé.


Tocando no Papagayo Café.

KaRoZé tocando no Papagayo Café.


KaRoZé tocando no Papagayo Café.


KaRoZé tocando no Papagayo Café.



Casa lotada para ver o KaRoZé.

domingo, 24 de maio de 2009

"Bala Perdida" em novo formato.

Comecei a utilizar as placas de acrílico, que o professor Bacco usa como matriz para gravura, de uma forma diversa. Agora faço desenhos sobre essas grandes placas. Para tanto, tenho comigo um excelente marker da Molotow, marca alemã. É um grande "canetão" (como chamamos na Bahia) que os grafiteiros gostam muito, pois podem escrever sobre qualquer superfície.


Dessa vez, busquei uma variação do tema pelo qual fui premiado na Bienal do Recôncavo e que me deu a oportunidade de estar aqui: Bala Perdida. O trabalho ainda não está terminado mas, pelas fotos, pode-se ter uma idéia do resultado.




Vanessa servindo de referência para escala do desenho.



I Love Molotow! Meu "canetão"!


Fazendo o esboço nas placas.




Esboço terminado.

Lavorando na Placa de acrílico.


Detalhe.

sábado, 23 de maio de 2009

Yemanjá a Milano!

Ah, meus amigos! Quem diria que, em terras italianas, eu encontraria Yemanjá? Vejam, pelas fotografias, que evento pitoresco! A mais de 15 anos, o nosso querido Kal dos Santos produz uma festa para Yemanjá autenticamente ítalo-brasiliana! São três dias de atividades que culminam num grande cortejo pelas ruas de Gaggiano, cidade vizinha a Milano.
Eu e Van participamos com muita alegria, dançamos e tocamos Ijexá! Enfim, conhecemos Eugênia e Nicola, casal italiano que foi nosso primeiro contato antes de viajarmos. Eugênia é amiga de Mauro e foi através dela que encontramos Carol, Chris e a maioria de nossos atuais conhecidos em Milano.

Cartaz da Festa de Yemanjá a Milano.



Chiesa de Gaggiano, de onde parte o cortejo de Yemanjá.



Concentração em frente a igreja.




Ana Estrela, dançarina e Clara, filha de Kal.



Yemanjá Milanesa! (foto de Vanessa)

Participante do cortejo (foto de Vanessa)





Eugênia, Nicola e seus amigos.




Cortejo de Yemanjá pelas ruas de Gaggiano.





Vanessa no cortejo.

Tocando latinha de skol!


Tocando xekerê!



Jacopo, Kal e eu.




Jogando flores no rio Naviglo.



Flores para Yemanjá (outra bela foto de Van)




Flores para Yemanjá no rio.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tour cultural

Semana passada visitamos algumas mostras. Levei Vanessa no Castelo sforzesco, onde já havia andado com Giba mas, na ocasião, não tive tempo de ver tudo, pois é muito grande. Dessa vez, passamos uma tarde a percorrer seus imensos corredores e suas variadas mostras.


No fim de semana, fomos com Carol e Alessio ao Hangar Bicocca, um espaço cultural onde vimos uma imensa instalação do Kiefer e uma bela mostra toda feita com a projação de luzes.





Vanessa em frente a Michelangelo.



sem palavras!



Entrada do Hangar Bicocca.


Instalação de Anselm Kiefer.



Instalação de Anthony MacCall.


Eu e Van na instalação.


Carol dançando na instalação!


Instalação de Anthony MacCall.


Vanessa na instalação de Anthony MacCall.

Sagra della Rana

Em outro domingo, Carol e Alesio nos levaram a uma festa bem típica da Itália. Fomos a uma cidade vizinha, onde acontecia essa "sagra". Tivemos a oportunidade de provar alguns pratos típiticos, ouvir a música cafona italiana (que eu adoro!) e assssistir à dança que as pessoas fazem de forma tão sincronizada que parece ensaiado!
Lá, encontramos Cláudia, Roberto e seus filhos. É um casal maravilhoso, ela é de Salvador e ele, italiano.


Esse "tiozinho" comandava a dança! ( creio que é o próprio "via Duomo"!)


Primeira tentativa de fotografarmos junto com Elias!

segunda tentativa!


Mais uma tentativa!